domingo, 23 de março de 2014

IV Seminário Memória, Verdade e Justiça - 50 anos do golpe civil-militar no Brasil




Dia 1° de abril de 2014 faz-se 50 anos do período mais obscuro da história do Brasil: A ditadura civil-militar. Com o apoio direto dos Estados Unidos, numa tentativa de derrubar todos os governos progressistas da América latina, sob o argumento de serem comandados pela União Soviética, até então inimiga política, econômica e ideológica dos norte-americanos, os militares foram utilizados para estagnar as várias reformas que o governo de João Goulart planejava, entre elas, a reforma agrária, que beneficiaria a grande parcela da população que não possuía terras, em detrimento de uma minoria latifundiária.

Foram mais de 20 anos de terrorismo de Estado, deportações, expulsões, prisões, torturas, assassinatos, todos apoiados pelas mídias hegemônicas, como a Central Globo de Produções.

Diante da constante represália, grupos e indivíduos decidiram por lutar, como Antônio de Pádua Costa, nascido em Ilha Grande de Santa Isabel e morto na Guerrilha do Araguaia, cujo corpo até hoje não foi localizado.

Além de toda a violência da época entre 1964 a 1988, um rombo gigantesco na economia brasileira foi a herança do regime militar no país.

Recentemente, pessoas em diversos lugares do país, ligados à regimes como o nazismo, o fascismo, e o integralismo, fazem suas passeatas e pedem que novamente os militares assumam o poder no Brasil, trazendo em seu bojo toda a sorte de métodos de coerção física, moral e psíquica, utilizados para torturas e mortes.

Diante deste indigesto debate, indivíduos participantes do Grupo de Estudos Marxistas Piauiense, Grupo de Estudos Anarquistas do Piauí, e Grupo de Estudos em História das Ideias Políticas e Sociais convida toda a sociedade para participar do IV Seminário Memória, Verdade e Justiça, a ser realizado no Auditório da Universidade Estadual do Piauí - Campus Parnaíba, no dia 1° de Abril, terça feira, onde ocorrerá rodadas de apresentações, debates e ideias acerca dos anos de chumbo no Brasil.


A programação é a seguinte:
MANHÃ
8:30 às 11:30
Filme - Cabra marcado para morrer.  Mediador: Prof. Edson Holanda.  
Documentário - 15 filhos. Mediador: Prof. Yuri Holanda. 

TARDE 
14:00 às 17:00 
Comunicação de Pesquisas Acadêmicas. 

NOITE 
19:00 às 21:00 
Mesa de debate: Vivências e impactos da Ditadura Civil-militar de 1964 em Parnaíba-PI; relato gravado da Profª Jesus Fontenele

Você conhece alguém que foi torturado nesse período? Tem algum relato sobre a temática? Quer conhecer um pouco mais acerca deste período na sociedade parnaibana, piauiense e brasileira? Seja bem vindo ao IV Seminário Memória, Verdade e Justiça.

PARA QUE NÃO SE ESQUEÇA, PARA QUE NUNCA MAIS ACONTEÇA.

PARTICIPE! COMPARTILHE!

Link do evento no facebook aqui

Um comentário: