quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A mulher, o matrimônio e a família - Mikhail Bakunin

Igualdade de direitos para as mulheres. Sou partidário, da emancipação plena das mulheres e sua igualdade social com os homens.

A expressão "igualdade social com os homens" implica que, juntamente com a liberdade, pedimos iguais direitos e deveres para o homem e para a mulher, ou seja, o nivelamento dos direitos das mulheres, tanto político como econômico e social, com os do homem, em consequência, desejamos a abolição da lei familiar e matrimonial, e da lei eclesiástica tanto quanto a civil, indissoluvelmente ligadas ao direito de herança.

Abolição da família jurídica. Ao aceitar o programa revolucionário anarquista - único que oferece, ao nosso entender, as condições para a emancipação real e completa do povo comum - e convencidos de que a existência do Estado, sob qualquer forma, é incompatível com a liberdade do proletariado e impede a união internacional fraterna das nações, expressamos a necessidade de abolição de todos os Estados.

A abolição dos Estados e do direito jurídico implicará necessariamente a abolição da propriedade individual hereditária e da família jurídica com base nesta propriedade, porque nenhuma dessas instituições suporta a justiça humana.

Livre união matrimonial. [Contra o casamento por compulsão levantamos a bandeira da união livre.] Estamos convencidos de que, abolindo o casamento religioso, civil e jurídico, restauraremos a vida, a realidade e a moralidade casamento natural com base unicamente no respeito humano e na liberdade de duas pessoas: Um homem e uma mulher que se amam. Acreditamos que, ao reconhecer a liberdade de ambos os cônjuges para separarem-se quando quiserem, sem pedir permissão de ninguém para fazê-lo - e ao negar da mesma forma a necessidade de qualquer permissão para juntar-se em casamento, e rejeitar em geral a interferência de qualquer autoridade nesta união - unimo-os mais um ao outro. E estamos convencidos também, de que quando já não exista entre nós o poder coercitivo do Estado para forçar os indivíduos, associações , comunas, províncias e regiões para conviver contra a sua vontade , haverá entre todos uma união muito mais estreita, uma unidade mais viva, real e poderosa do que a imposta pelo esmagador poder estatal.

A educação das crianças. Com a abolição do matrimônio, surge a questão da educação das crianças. Sua educação, desde a gravidez da mãe até a maturidade, e formação e educação, igual para todos - uma formação intelectual e industrial onde se combinem a capacitação para o trabalho manual e mental - devem corresponder fundamentalmente à sociedade livre.

A sociedade e as crianças. As crianças não são propriedade de ninguém, nem seus pais, nem a sociedade. Só pertencem a sua própria liberdade futura. Mas nas crianças esta liberdade ainda não é real; é apenas uma liberdade potencial. Pois uma liberdade real - isto é, a consciência plena e sua realização em cada indivíduo, baseada principalmente no sentido da própria dignidade e em um autêntico respeito pela liberdade e dignidade dos outros, ou seja, baseada na justiça - somente pode ser desenvolvida nas crianças através do desenvolvimento racional da sua inteligência, caráter e vontade.

Conclui-se que a sociedade, cujo futuro depende inteiramente da adequada educação e instrução das crianças e que, portanto, não só tem o direito, mas também a obrigação de cuidar delas, é o única guardiã das crianças de ambos os sexos. E como a futura abolição dos direitos de herança converterá a sociedade como a única herdeira,  esta terá que consider como uma de suas primeiras obrigações o fornecendo todos os meios necessários para a manutenção, formação e educação de crianças de ambos os os sexos, independentemente da sua origem ou de seus pais.

Os direitos dos pais se limitarão a amar seus filhos e exercer sobre eles a única autoridade compatível com esse amor, na medida em que esta autoridade não prejudique a sua moralidade, seu desenvolvimento mental ou sua liberdade futura. O casamento como ato civil e político, como qualquer outra intervenção da sociedade em questões amorosas, está destinado a desaparecer. As crianças serão confiadas - por natureza, e não por direito - às suas mães, sendo a prerrogativa destas sob a supervisão racional da sociedade.


Fonte: La mujer, el matrimonio y la família, Mijaíl Bakunin. The anarchist library.

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