quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O anarcofeminismo: Pensando em anarquismo, Deirdre Hogan

Um princípio importante do anarquismo e o que é mais diferente dos outros tipos de socialismo é a ênfase na liberdade e as relações sociais não hierárquicas. É vital no anarquismo a rejeição de qualquer hierarquia de poder entre homens e mulheres. Os anarquistas acreditam que a liberdade de um está baseada na liberdade de todos, então não pode existir sociedade anarquista sem a extinção de todas as estruturas de dominação e exploração, incluindo naturalmente opressão das mulheres. Como anarquistas, acreditamos que os meios de determinam os fins. Isso significa que nós não esperamos uma revolução vindoura para resolver os problemas de sexismo, mas vemos que é importante para lutar contra ele aqui e agora. Como anarquistas, nos esforçamos para garantir que ambas, nossas próprias organizações e também aquelas campanhas em que estamos envolvidos, estejam livres de sexismo e hierarquias de poder e que todos os membros têm igual poder de decisão e ação. 

Reconhecemos que a plena participação das mulheres no movimento anarquista e nas lutas sociais atuais é muito importante. Para construir a sociedade do futuro as mulheres devem estar envolvidas em sua criação e, é claro, sem a participação de metade da população não haverá revolução social. Como acreditamos que a emancipação da classe trabalhadora será obra da classe trabalhadora, também vemos que, essencialmente, o desenvolvimento, a liberdade, e a independência da mulher devem vir de si mesmas. Engajar-se na luta política como um ato de fortalecimento. Muitas mulheres na sociedade de hoje não creem que podem ter um papel fundamental para mudar as coisas. No entanto, se envolver, sendo parte - agitando, educando e organizando - nós começaremos a tomar o controle de nossas próprias vidas no processo ativo de luta para mudar a sociedade injusta em que vivemos. 

Somente em uma sociedade anarquista trabalha a base para que a opressão da mulher deixe de existir. Isso ocorre porque as mulheres, devido seu papel reprodutivo, sempre serão mais vulneráveis  que os homens na sociedade capitalista, que se baseia na necessidade de aumentar os lucros. O direito ao aborto, licença maternidade remunerada, instalações de berçário e creche, etc., Em suma, tudo o que seria necessário para garantir a igualdade econômica para as mulheres sob o capitalismo, sempre será especialmente relevante para as mulheres. Portanto, em geral, as mulheres são vistas como 'menos econômicas' do que os homens e mais suscetíveis a ataques sobre os ganhos, como são as instalações em berçários, etc. 

Além disso, as mulheres não podem ser livres até que tenham total controle sobre seus próprios corpos. Mesmo sob o capitalismo, o direito ao aborto nunca são garantidos. Mesmo que haja progresso nesta área elas podem ser atacadas, como ocorre com o direito ao aborto nos EUA. A opressão das mulheres sob o capitalismo tem, assim, uma base econômica e sexual. A partir dessas raízes, as causas da opressão das mulheres, outras formas de opressão, como por exemplo, a opressão ideológica das mulheres, a violência contra as mulheres, etc. Isso não significa dizer que os pensamentos sexistas simplesmente desaparecerão com o fim do capitalismo, mas apenas com o fim do capitalismo podemos livrar a sociedade de um prejuízo institucional que continua propagando e promovendo sexismo. 

Como uma sociedade anarquista não será impulsionado pelo lucro, então, por exemplo, não haverá nenhuma sanção econômica para ter filhos ou quer passar mais tempo com eles. O acolhimento de crianças, trabalho doméstico, etc., Pode ser visto como uma responsabilidade de toda a sociedade e, assim, dar às mulheres e aos homens mais opções em geral. 

Anarquismo/anarcofeminismo¹ liga a luta contra a exploração de classe e a opressão das mulheres. A verdadeira liberdade, para mulheres e homens, só pode ser alcançada por uma sociedade sem classes, onde os locais de trabalho são autogeridos, a propriedade privada é abolida e as pessoas que tomam as decisões são as mesmas pessoas que são afetadas por elas. 

É evidente que a luta pela liberdade das mulheres exige uma luta de classes por parte dos trabalhadores/as. E, inversamente, a guerra entre as classes só pode dar frutos se ao mesmo tempo se desenvolve uma luta para libertar as mulheres da opressão. 

 ¹ Anarquismo e anarcofeminismo é a mesma coisa, o segundo só enfatiza o feminismo que há no primeiro.


Fonte: Anarco-Feminismo: Pensando en anarquismo, Deirdre Hogan (The anarchist library)

Nenhum comentário:

Postar um comentário