segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Nota de Esclarecimento - CAFAR-PI

O Centro Acadêmico de Farmácia Dr Raul Furtado Barcellar (CAFAR-PI) da Universidade Federal do Piauí, vem por meio dessa nota esclarecer sobre os motivos que levaram alguns membros a realizarem intervenções no espaço físico do mesmo, o que levou ao descontentamento de parte da gestão „‟ A TENSÃO FARMACÊUTICA ‟.
Ao longo dos 20 anos de existência, o CAFAR é reconhecido e lembrado por sua participação na construção de lutas a nível local e nacional, junto à Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia (ENEFAR). Desde então, apoia a luta contra toda e qualquer forma de opressão. Nesse contexto, torna-se inaceitável que o nosso meio reproduza MACHISMO, RACISMO E HOMOFOBIA! Muito embora, a intolerância da nossa sociedade faça alguns ainda acreditarem que essas discriminações são comuns e naturais; que não se trata de uma questão de preconceito, levando qualquer forma de reposta a ser vista de maneira errônea como vandalismo.
No decorrer dos meses de novembro e dezembro do ano de 2013, verificou-se colocações verbais de conteúdo machista e homofóbico por parte de alguns membros da gestão e de alguns frequentadores do espaço do centro acadêmico, chegando ao ponto de ser colocado algo que imita um „‟cardápio de mulheres„‟ nas paredes do mesmo. Assim, durante reunião de alguns militantes do movimento estudantil, acontecida na sala sede do CAFAR, no mês de janeiro do ano de 2014, verificou-se a reincidência de cartazes contendo „‟brincadeiras‟‟ de cunho opressor e homofóbico, gerando indignação entre os presentes, que em atitude de resposta, escreveram nas paredes do espaço palavras de ordem em defesa da igualdade de gênero e do combate às opressões, com intuito de coibir novas atitudes que naturalizem a desigualdade. 
Sendo assim, sabendo que o ocorrido foi discutido internamente no CAFAR, estamos à disposição para esclarecimentos, pois seguimos princípios de democracia e por eles pautamos nossa luta por uma Universidade de mais igualdade. Assim o nosso posicionamento é o de legitimação das intervenções contra o racismo, o machismo e a homofobia!!! 
CONTRA MACHISMO, RACISMO E HOMOFOBIA, A NOSSA LUTA é TODO DIA!!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário